Trafego Digital [Passo a Passo] Aumente a Visibilidade do seu Negócio
Sem sombra de duvidas, um dos pilares essenciais do Marketing Digital é o trafego, sem ele qualquer negócio seja ele físico ou digital está fadado ao fracasso.
Sabendo disso, escrevi este artigo para falarmos sobre trafego digital, o que é, quais são os tipos e as melhores estratégias para gerar tráfego para seu negócio.
Então se você deseja aumentar a sua visibilidade na internet, conseguir mais clientes e crescer o seu negócio digital, este post é pra você!
Índice
O que é Trafego Digital?
O conceito geral de tráfego diz respeito a movimento, por exemplo, no trânsito o tráfego se refere a movimentação de veículos em uma via.
Já quando falamos em Marketing Digital, o trafego digital significa o fluxo de pessoas em canais de comunicação online, como um site, aplicativos e redes sociais.
Então podemos concluir que gerar tráfego significa atrair pessoas para seu negócio usando a internet.
Agora você já entendeu o porque ele é tão importante não é?
Um negócio online sem trafego digital é como ter uma loja em uma ilha, não importa se você tem a melhor estrutura, tem o melhor produto com o menor preço, se ninguém entrar nessa loja, você não vai vender nada.
Por outro lado, quanto maior for o fluxo de pessoas tendo contato com as suas ofertas, maiores serão as suas conversões em vendas.
Portanto o trafego digital é essencial em um negócio bem sucedido, que vai crescer e prosperar no longo prazo.
Pilares Essenciais do Trafego Digital
Mas não basta apenas ter pessoas acessando o seu site, o seu trafego precisa ter duas características essenciais…
Em primeiro lugar, o seu trafego precisa ser qualificado.
Ter Tráfego qualificado se resume em atrair pessoas que já tenham interesse naquilo que você tem a oferecer…
Pois pensa comigo, não faz nenhum sentido anunciar um produto de maquiagem em um jogo de futebol, já que você vai atingir um público totalmente desqualificado para este produto.
Para isso a segmentação é muito importante.
Não adianta querer abraçar o mundo, se concentre em atrair as pessoas certas.
Pensando nisso, escrevi um artigo completo que vai te ajudar a encontrar o perfil do seu cliente ideal, você pode acessar o conteúdo clicando no botão abaixo:
Além de qualificado o seu tráfego precisa ser massivo.
Em outras palavras você precisa atrair muitas pessoas.
Por que você acha que empresários abrem suas lojas em shoppings, pois são lugares com um grande fluxo de pessoas.
Não basta atrair dez pessoas e esperar as vendas acontecerem, isso é muito pouco!
Na Internet é possível atingir milhares, ou até milhões de pessoas por dia, por isso o potencial de geração trafego digital é praticamente ilimitado.
O céu é o limite!
Como gerar Trafego Digital?
Agora que você aprendeu o que é trafego digital, e o porque ele é tão importante, chegou a hora de aprender as melhores estratégias de geração de tráfego.
Existem duas formas de gerar trafego qualificado para seu negocio digital.
Vou Falar sobre elas em detalhes a seguir..
Tráfego Orgânico
A primeira forma de gerar tráfego é através do Marketing de Conteúdo que consiste em atrair pessoas através da produção e distribuição de conteúdos gratuitos.
Este tipo de tráfego é conhecido como trafego orgânico.
No Tráfego orgânico o seu objetivo é criar conteúdos voltados ao interesse do seu público alvo, afim de construir uma audiência que vai acompanhar o seu trabalho e posteriormente se tornar seus clientes.
Já a distribuição deste conteúdo é feita em canais de comunicação na internet como Google, Facebook, Instagram e YouTube usando estratégias de SEO e posicionamento.
Para isso é preciso estudar o algoritmo de cada plataforma para fazer o seu conteúdo chegar as pessoas certas.
Vantagens e Desvantagens do Tráfego Orgânico.
A principal vantagem do trafego orgânico é que não é necessário investir dinheiro para alcançar o seu público, o que se torna uma ótima alternativa para quem não quer se arriscar logo de cara.
Outra grande vantagem do tráfego orgânico é a possibilidade de atrair um público extremamente qualificado.
Já que através do conteúdo você consegue filtrar e segmentar o público criando conteúdos voltados aquilo que ele já tem interesse.
Através do conteúdo você consegue gerar um relacionamento com sua audiência e educá-la por todo a sua jornada de compra.
Por fim, no tráfego orgânico o seu trabalho é acumulativo, em outras palavras, o conteúdo que você criou hoje vai continuar atraindo o público de forma passiva ao decorrer do tempo e ele vai se somar com o que você irá produzir amanhã e assim por diante…
Isso possibilita uma segurança maior para o seu negócio que sempre vai estar crescendo mesmo que você não esteja trabalhando de forma ativa.
Contudo, nem tudo são flores, o trabalho no tráfego orgânico é gradual, ou seja, leva tempo até conseguir visibilidade na internet.
Isto significa que no início você vai trabalhar sem ver resultados conforme o alcance do seu conteúdo for crescendo.
Outra desvantagem é ficar dependente do algoritmo das plataformas que cada vez mais diminuem o alcance das suas postagens.
Entretanto apesar das dificuldades no início, esta é considerada por muitos a melhor e mais sustentável forma de geração de tráfego principalmente a médio e longo prazo.
Tráfego Pago
A segunda forma de gerar tráfego é criar anúncios patrocinados para atrair o público para uma zona de conversão.
O que vai depender da sua estratégia e também o fim para o qual este anúncio foi criado.
Estes anúncios podem ser feitos em plataformas como Google ADS, Facebook ADS, Bing ADS, Taboola entre muitos outros…
Este tipo de tráfego é conhecido como tráfego pago, como o próprio nome diz, se resume em investir dinheiro para aumentar o tráfego.
Vantagens e Desvantagens do Tráfego Pago.
A principal vantagem do tráfego pago diz respeito a velocidade, já que com as estratégias de tráfego pago é possível obter resultados quase que imediatos.
Ao contrário do que muitos pensam não é necessário fazer altos investimentos para criar campanhas de anúncios, com apenas R$ 10,00 por dia você já consegue divulgar o seu negócio.
Claro que a quantidade de pessoas que você quer atingir com a sua marca vai depender do valor investido nos anúncios.
Quanto maior o investimento, maior será o seu alcance.
Outra grande vantagem do tráfego pago é não precisar produzir conteúdo, o que envolveria muito tempo e trabalho para obter resultados.
E por fim, através do tráfego pago você consegue ter total autonomia sobre o alcance e crescimento do seu negócio, já que você não fica dependente do algoritmo das plataformas, tendo como requisito único para obter tráfego o seu investimento.
É muito importante deixar claro investir em anúncios não é garantia de resultados o que se torna uma desvantagem para quem não souber fazer direito.
Em outras palavras se você não ter domínio sobre a ferramenta e não ter uma boa estratégia de vendas, você vai perder o seu dinheiro.
Outra desvantagem do tráfego pago é que no decorrer do tempo vai ficar mais caro anunciar, já que as plataformas funcionam como um “leilão” e quem aparece mais é quem paga mais…
Contudo, anunciar na internet é muito mais barato e efetivo que usar meio de comunicação tradicionais como televisão, jornal e rádio, além de gerar muito mais resultados.
Qual é a melhor forma de gerar Trafego Digital?
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de cada uma das formas de geração de trafego, basta definir qual você vai escolher para começar.
Essa escolha vai depender da sua estratégia e dos seus objetivos no Marketing Digital.
Se o seu objetivo é obter resultados o mais rápido possível, sem precisar criar conteúdo e expor a sua imagem na internet entendendo que é preciso investir desde o início escolha o tráfego pago.
Por outro lado, se você não quer, ou não pode investir e está disposto a criar conteúdo, construir uma audiência entendendo que a paciência faz parte do processo, então talvez o tráfego orgânico seja a melhor alternativa para você.
A minha recomendação
Um erro muito comum dos iniciantes é acreditar que você precisa escolher uma única forma de gerar tráfego.
Não se trata de escolher uma e excluir a outra, a minha recomendação inclusive é que você utilize as duas em conjunto em seu negócio.
Fazendo isso você pode aproveitar “o melhor dos dois mundos”, pois uma complementa a outra…
Você pode usar o trafego orgânico para criar conteúdos voltados ao interesse dos seus clientes, e usar o trafego pago para aumentar a distribuição deste conteúdo, afim de escalar ainda mais os seus resultados.
Ao fazer isso, você terá um negócio muito mais lucrativo e sustentável, com um enorme potencial de crescimento a médio e longo prazo.
Outro grande motivo para usar as duas formas é que com o passar do tempo vai ficar cada vez mais inviável usar somente uma.
Pelos motivos que te falei antes, o aumento no preço dos anúncios e queda do alcance orgânico nas plataformas.
E você pode contornar esses problemas seguindo essa recomendação.
Dicas Extras para o Sucesso na Geração de Tráfego Digital
Pra finalizar este artigo, gostaria de compartilhar com você, quatro dicas essenciais que vão determinar o seu sucesso na geração de trafego digital.
Não saia ainda, confira essa dicas se você quer ter muito resultado em seu negócio digital.
1. Tenha Foco
A primeira dica fundamental é o foco em apenas uma fonte de tráfego de cada vez.
Digamos que você escolheu ter um canal no YouTube como forma de atrair trafego orgânico para seu negócio digital.
Então você deve concentrar todos os seus esforços em obter resultados exclusivamente com o YouTube para só depois incluir outra fonte de tráfego.
Se você tentar fazer tudo ao mesmo tempo, vai desistir antes mesmo de obter os primeiros resultados.
2. Consistência
A segunda dica essencial é a consistência.
É preciso trabalhar diariamente na geração de trafego, aplicando as estratégias de forma frequente e consistente.
No início será normal não obter resultados, mas você não pode parar e desistir no caminho.
Por isso não espere resultados do dia pra noite, principalmente se for trabalhar com tráfego orgânico.
A consistência é o segredo para obter sucesso em qualquer área.
3. Construa várias fontes de trafego
Essa terceira dica é complementar a primeira, pois você nunca deve depender apenas de uma fonte de tráfego.
Tenha várias fontes de entrada de clientes para não correr o risco de parar o seu negócio caso algo aconteça.
Outro motivo para trabalhar com várias fontes de trafego digital, é ter vários pontos de relacionamento com sua audiência isso vai aumentar a autoridade percebida da sua marca na internet.
4. Não Desista
Como eu sempre falo, o início de qualquer coisa na sua vida é a parte mais difícil.
Independente da forma que você vai trabalhar, muitas coisas vão sair do controle e dar errado.
Neste momento você vai pensar em desistir, mas não faça isso!
Mesmo que você não tenha resultados, continue trabalhando que o seu esforço será recompensado.
Só fracassa quem desiste!
Conclusão
Chegamos ao fim de mais um artigo.
Eu espero ter te ajudado de verdade com este conteúdo.
Saiba que me esforcei ao máximo para entregar tudo que sei aqui.
E espero que você possa aplicar tudo que aprendeu hoje e ter muito resultado.
Mas antes de me despedir gostaria de fazer uma recomendação…
Muita gente me pergunta o que fiz para aprender a trabalhar com Marketing Digital e construir um negócio na internet.
No Fórmula Negócio Online você tem o passo a passo completo para começar neste mercado ainda hoje…
Esse treinamento já ajudou milhares de pessoas a viverem de marketing digital e ganhar dinheiro com seu conhecimento, fazendo o que amam…
Para se inscrever no FNO e fazer parte desta família clique no botão abaixo:
Nos Vemos no Próximo Post!
Forte Abraço!
Leandro Souza..
Baixe o nosso E-book Gratuito!
Neste livro gratuito eu vou te explicar em detalhes como você pode transformar o seu conhecimento em um negócio digital de sucesso.
0 Comentários